O Romance com Deus, de Paramahansa Yogananda

o-romance-com-deus-193x300

Este é um livro de palestras do Mestre Paramahansa Yogananda. Indico que tenham na sua cabeceira para meditações diárias.

Publico hoje, ao início de um novo ano, um texto do mesmo, disposto nas páginas 49-50,  que dispensa maiores comentários e nos convida a uma linda meditação:

” Por que somos todos diferentes

Por trás da luz de uma lâmpada existe uma grande corrente dinâmica; atrás de cada pequena onda está o vasto oceano, que se tornou muitas ondas. O mesmo ocorre com os seres humanos: Deus fez cada um à sua imagem, dando-lhe liberdade pessoal. Entretanto, esquecemos a Fonte de nossa existência e o inigualável poder divino, que é inerente a nós. As possibilidades do mundo são ilimitadas, assim como o potencial que o ser humano tem para o progresso. Apesar disso, parece que cada indivíduo nasce com certas limitações definidas: é o resultado da lei do karma. Todas as causas de enfermidades, de fracasso financeiro repentino ou de outras dificuldades que sobrevêm sem aviso e sem que se conheça a razão foram criadas por você no passado, nesta encarnação ou nas anteriores, e vêm germinando silenciosamente em sua consciência. Se você tivesse sido sábio, poderia ter minimizado os efeitos mediante o correto pensar e viver; mas você geralmente leva a vida desconhecendo os possíveis resultados de seus pensamentos e ações. Assim, quando algo perturbador acontece sem razão aparente, você diz: “É o destino”. O fracasso, a doença ou outros problemas começaram com ações insensatas em vidas passadas, cujos efeitos entraram em fermentação interna, esperando a hora certa para borbulhar.

Enfermidade, saúde; fracasso, sucesso; desigualdade, igualdade; morte prematura, longa vida – tudo isso é fruto de sementes de ações plantadas no passado, que fazem com que venhamos ao mundo com diferentes graus de bondade ou maldade em nós. Assim, embora Deus nos tenha feito à Sua imagem, não existem duas pessoas iguais: cada uma usa o livre-arbítrio recebido do Criador para ser o que quiser. É por isso que há pessoas que sofrem por motivos ínfimos, enquanto outras se zangam à menor provocação. E ainda existem as que comem sem parar, descontroladas. Será que Deus as fez assim? Não. Cada um se tornou o que é. Não haveria justiça no mundo se Deus, arbitrariamente, nos tivesse feito do jeito que somos. Às vezes, penso que Ele deve estar observando, espantado, este enorme zoológico de seres humanos que O culpam porque estão com dor de cabeça, de barriga, ou porque sempre se metem em encrencas. Não culpe Deus, nem ninguém mais, se está passando por doenças, problemas financeiros ou pertubações emocionais. Você criou a causa do problema no passado e precisa ter mais determinação para extirpá-lo agora.”

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close