
As terapias integrativas e complementares são práticas com base em conhecimentos tradicionais, voltadas para a prevenção, recuperação da saúde, acolhimento, integração do ser humano com a sociedade e meio ambiente, além de estimular o entendimento para a prática de rotina saudável e a relação desta com a sua qualidade de vida
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) consideram o ser humano de forma holística, a partir de uma visão biopsiquica, uma unidade de corpo, mente e espírito. Partindo desta abordagem são considerados além dos sintomas das doenças, as causas geradoras do desequilíbrio, o estilo de vida da pessoa, entendendo que adoecimento advém de múltiplos fatores, incluindo os estados emocionais e mentais, além do físico.
As PICS colaboram na promoção da saúde, do autocuidado. São abordagens que incentivam práticas saudáveis e harmoniosas, do ser consigo e na interação social.
Vale ressaltar que as PICS podem influenciar na diminuição dos gastos públicos com a saúde, uma vez que atuam na prevenção, além de não necessitarem de centros de tratamentos de altíssimos custos para sua realização.
Percebe-se até aqui muitos benefícios, pois ajudam tanto na prevenção quanto oferecem apoio e alívio para doenças crônicas, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Pesquisas científicas mostram o quanto favorecem quando integradas à medicina convencional. Pelos benefícios cientificamente comprovados, as Práticas Integrativas e Complementares, através da Política Nacional de Práticas Integrativas (PNPIC), estão disponíveis na Rede de Atenção à Saúde, no SUS, com prioridade na Atenção Primária.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimula e apoia as PICS por reconhecer que proporcionam muitos benefícios e qualidade de vida, desde que oferecidas de maneira segura e eficaz.
No Brasil, o SUS disponibiliza de 29 PICS em suas unidades de saúde, estão citadas na página do Ministério da Saúde, onde encontramos por exemplo as seguintes práticas: Arteterapia, Ayurveda, Cromoterapia, Meditação, Musicoterapia, Plantas medicinais – fitoterapia, Yoga, que como já dito anteriormente, são benéficas na prevenção da saúde, com eficácia cientificamente comprovada quando aliada à medicina convencional, para o tratamento de doenças e alívio nas doenças crônicas.
Fonte: https://aps.saude.gov.br/ape/pics
Elizabeth C Soares Filha