Perguntas sobre dança do ventre

As perguntas enviadas necessitam de uma abordagem mais profunda, tento dentro do limite deste espaço oferecer algum esclarecimento, mas aqui não é o ambiente adequado para realmente dar um maior aprofundamento, é uma ajuda para iniciar algum entendimento. Gratidão por cada pergunta enviada.

  • Fazer dança do ventre aumenta a barriga?

Beth: Essa pergunta continua a ser uma das mais frequentes entre as pessoas que não conhecem muito bem a dança do ventre. Esse é um mito sobre a prática dessa dança, que ao contrário promove o fortalecimento do assoalho pélvico, melhora a musculatura do abdômen. Durante uma aula de dança do ventre são queimadas muitas calorias, podendo ser uma excelente atividade física se praticada com regularidade. A dança do ventre não faz o abdômen crescer, ao contrário ela ajuda ao fortalecimento da região abdominal.

  • Não sei dançar nada, será que aprenderei a dança do ventre?

Beth: Sim, toda pessoa que esteja interessada irá aprender a dançar. No método que adoto, as alunas iniciantes são recebidas para aprender o mais básico conteúdo, tudo é ensinado como muita calma e detalhamento para que avancem com tranquilidade e segurança, sem pressa, respeitando seus limites. O aprendizado precisa ser prazeroso, divertido, estimulante.

  • Que roupa é usada na aula?

Beth: Para iniciar o aprendizado prefiro roupas que me permitam observar os movimentos das pernas e pés, por isso costumo indicar as calças para dança, depois que aprendem como controlar o encaixe do quadril, posicionamento de pés, postura, aí podem usar as saias que não faz diferença. É fundamental que seja uma roupa leve, confortável, que facilite a flexibilidade e a circulação, já utilizei muito as malhas que são comuns em academias, mas hoje não consumo mais e nem gosto que as minhas alunas consumam, porque existe uma grande quantidade de produtos focando na estética e esquecendo da saúde, roupas apertadas demais, feitas com matéria prima sem conforto, apertando a circulação! Vamos para a sala cuidar do corpo e colocamos eles envoltos em roupas que dificultam o movimento? Atualmente peço atenção para o conforto e bem estar acima de tudo. Procurei colocar disponível na nossa escola a linha de produtos para dança Capézio, que é, na minha opinião, a melhor marca especializada em produtos para dança, entendem e respeitam as necessidades do corpo de quem dança.

  • Caso comece a frequentar as aulas sou obrigada a me apresentar?

Beth: Nos meus grupos ninguém faz nada por estar obrigada. Muitas alunas fazem aulas durante anos, dançam bem, sabem muitas técnicas e não se apresentam por diversos motivos pessoais. Nem todas pessoas que fazem dança gostam de participar de apresentações ou espetáculos. Algumas dançam apenas para amigos, outras dançam para sentir o bem estar na sala de aula. Enfim, não existe cobrança, nem compromisso em mostrar resultados, o único compromisso é o próprio bem estar.

  • Não gosto de frequentar academia e sempre sonhei em fazer dança do ventre,  mas não tenho facilidade para dançar,  essa dança pode substituir a academia?

Beth: Aqui estão quatro questões ótimas para responder. Vou responder seguindo a ordem em que foram feitas. ” Não gosto de frequentar academia”, com certeza refere-se a academias de musculação,  se não gosta, não frequente, pois não lhe fará nenhum bem. Atualmente existe uma febre em torno das academias de musculação aqui no Brasil, mas elas não são a única opção para quem deseja frequentar um local para prática de atividade física e algumas nem são boas, pois são barulhentas,  com poucos profissionais para o número de alunos que possuem,  muitos estudantes trabalhando,  não associe prática de atividade física a frequência em academia. Segunda questão,  sobre  o sonho, eu devolverei outra pergunta:  – Se você não for ao encontro do seu sonho, quem irá por você? Na vida, nada mais belo do que realizar seus sonhos, corra atrás de cada um e envelhecerá mais feliz. Terceira questão,  sobre não ter facilidade para dançar, só mesmo praticando irá superar as suas dificuldades e limitações,  se tem dificuldades a solução é enfrentar. Recebi uma aluna a alguns anos atrás e ela me relatou ter muitas dificuldades e revelou, com uma certa mágoa que teve uma professora que lhe disse que não possuía coordenação motora! Pois foi uma ótima aluna para mim, desenvolveu-se muito e participou de muitos espetáculos recebendo muitos elogios e hoje dança em vários eventos organizados por diversas escolas de dança e já se especializou na área,  portanto é você quem define os seus limites. E por fim, a última questão,  a prática da dança do ventre é uma excelente atividade física e pode substituir a academia.

  • Sou muito tímida,  mas acho essa dança maravilhosa! Gostaria de aprender mas não me vejo dentro do perfil pela minha timidez, o que me indica?

Beth Soares: Você pode e deve se dar a oportunidade, pois não precisa mudar a sua personalidade para sentir o prazer de dançar. As minhas turmas são organizadas com muito cuidado por mim mesma e sempre tenho controle sobre o número de alunas por grupo, vou estar muito  próxima ao seu processo de aprendizagem, lhe ajudando a superar de forma gradual qualquer dificuldade.  As aulas em grupos ajudam a algumas pessoas superar a timidez, com o passar do tempo. Também existe a opção por um trabalho individualizado, mas digo que vale a pena tentar a experiência em grupo inicialmente. Indico que não perca tempo, se acha maravilhosa é porque toca o seu coração e nada melhor do que se dedicar ao que lhe toca o coração, a dança do ventre pode lhe ajudar a superar a sua timidez, caso esteja disposta a se oportunizar.

Você gostaria de fazer alguma pergunta? Pode usar o formulário, será um prazer lhe responder.

Anúncios

4 comentários em “Perguntas sobre dança do ventre

  1. Estou super empolgada com a dança do ventre e este site está me deixando mais empolgada ainda! Muito legal!!! Parabéns Beth pelo seu trabalho com a dança, gostaria de saber se a minha mãe pode se inscrever, quero presentear a minha mãe com curso de dança do ventre, ela tem 54 anos, a minha dúvida é se na idade dela pode começar a aprender? Vou na sua escola lhe conhecer, atualmente estou morando longe do Brasil e só venho aqui ver minha família uma vez ao ano, mas na próxima viagem com certeza irei.

    1. Olá Amanda! Fico muito feliz em saber que se empolgou ao entrar no site. Obrigada por seu carinho! Sua mãe pode sim fazer as aulas. A dança do ventre é uma excelente atividade para uma mulher com 54 anos pois ela terá na dança a prática de alongamentos, fortalecimento muscular, aprendizagem técnica e teórica, condicionamento do corpo, trabalho para desenvolver uma melhor respiração com maior consciência, trabalho com equilíbrio, memória, socialização, cuidados com o corpo, pele e maquiagem… Tanto não é mesmo? No curso de dança, o planejamento é muito rico, as aulas são realizadas para pequenos grupos, de forma a me permitir requintar a atenção, tudo bastante diferenciado. A idade para começar, na minha opinião, é quando o olhar se volta para essa possibilidade e a pessoa diz “eu quero”. Para mim quando a aluna diz isso podemos ir muito longe juntas. Quanto a você, ficará me devendo a visira quando estiver no Brasil.
      Namastê!
      Beth

  2. Oi, gostei muito do site e gostaria de saber qual é o valor das aulas de Yoga e dança do ventre

    1. Oi, Maiara!

      O valor das aulas de Dança do Ventre e do Yoga estão no link http://www.atelieartcult.com/horarios/. Na página você confere também os horários das aulas.

      Qualquer coisa estou disponível. (;

      Atenciosamente,

      Pedro

Comentários encerrados.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close