Entrevista com Beth Soares – Publicada pela revista Bem Viver

Muito se fala sobre os benefícios da dança do ventre, quais são eles?

Realmente a dança do ventre é maravilhosa para mente, corpo e espírito, promovendo muitas mudanças na saúde daquelas que se dedicam. No físico, essa dança é uma atividade que movimenta os ossos, as articulações e os músculos, favorecendo o fortalecimento de todos grupos musculares, a reeducação postural e desenvolvimento da coordenação motora.
Os movimentos da dança do ventre quando realizados , massageiam os órgãos internos, melhorando o seu funcionamento (o intestino e os rins funcionam melhor, diminui as cólicas menstruais, aumenta a irrigação sanguínea na região abdominal). Uma boa aula de dança do ventre inclui trabalhos de respiração e alongamentos que promovem mais flexibilidade, concentração. As alunas são estimuladas a desenvolver sua criatividade artística, musicalidade, capacidade de memorização e agilidade mental, liberando o stress e descobrindo cada vez mais a sua pessoalidade.

Afinal, é verdade ou mito a afirmação que a dança do ventre dá barriga?

É um mito. Durante a prática da dança estamos fazendo uma atividade física! É impossível uma pessoa ganhar gordura localizada porque fez aulas de dança do ventre. Inclusive a aluna aprende a manter uma boa postura, manter um bom eixo, e todos sabem que uma boa postura ajuda a manter o abdome contraído. O que percebo é que muitas mulheres que dançam realmente têm barriga, não por terem adquirido na dança, mas por terem uma genética favorável e isso não foi provocado pela dança, inclusive encontramos inúmeras pessoas com muita barriga e que frequentam academias durante anos e não mudam seu corpo, porque são vários fatores que influenciam, como alimentação, genética, etc. Dança do ventre fortalece a musculatura do abdome, eu tive três filhos, pratico a dança do ventre todos os dias da minha vida e não tenho barriga, assim como muitas outras pessoas.

Os homens podem aprender?

Claro que sim, todos os movimentos da dança podem ser perfeitamente realizados pelo corpo masculino, não há nenhum movimento que uma pessoa não consiga realizar por ser homem, eu conheço vários bailarinos que executam maravilhosamente todas as técnicas da dança. No mundo árabe não encontramos bailarinos realizando as mesmas performances das mulheres, eles apresentam as danças masculinas, mas muitos bailarinos árabes ensinam as técnicas que fazem parte das danças femininas, muitos viajam pelo mundo ministrando workshops para bailarinas e professoras, eu já fiz aulas com vários professores árabes. No meu Estúdio os homens são bem vindos.

Como essa dança entrou na sua vida?

A dança sempre me seduziu, a minha mãe conta que quando eu ainda era bebê meu pai dançava me carregando no colo e eu era tão pequenina que colocava o meu pé no bolso da camisa dele! Esse amor pela dança devo ter herdado dele que amava dançar(risos). Aos 12 anos comecei a estudar jazz e daí em diante passei por muitas experiências e aprendizagens com a dança. Meu encontro com a dança do ventre aconteceu por conta do meu fascínio pelo Egito, me formei em História pela Universidade Católica e estudando a cultura egípcia encontrei-me com a dança do ventre e daí vem uma longa história de muito estudo e paixão por esta arte.

Existe uma idade ideal para começar a fazer as aulas de dança do ventre?

Essa dança pode ser praticada por pessoas em qualquer idade, jovens, adultas ou idosas podem praticar, desde que respeitem os seus limites. Inclusive é muito boa a prática para a melhor idade, por todos os benefícios que já citei, além de ser uma atividade de baixo impacto, que promove bem estar e felicidade. Para as crianças as aulas devem ser bastante lúdicas, trabalhando a socialização, coordenação motora, deve-se escolher muito bem a professora, com as crianças não se deve praticar movimentos pélvicos, nem estimular a sensualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close