O que encontramos em aulas de yoga?

yoga
Professor e terapeuta Pedro Soares

O que podemos encontrar em aulas de Yoga?

No Ocidente geralmente as aulas são realizadas com praticas de ásanas, que são as posturas psicofísicas tão conhecidas, mas não para por aí, numa aula de yoga além do trabalho com os ásanas, os alunos e alunas aprendem muito sobre filosofia e ética.

A base filosófica do yoga é muito ampla, educando a sociedade para a pratica de uma cultura não violenta (Ahimsa), valorizadora da verdade (Satya), sem excessos (Brahmacharia), respeitando o que é do outro (Asteya), sem apego (Aparigraha), além de outros ensinamentos de condutas pessoais que direcionam o aluno para seu desenvolvimento humano.

Além do ensino filosófico e de ásanas, faz parte das aulas o ensino sobre o Prana, que é a energia vital, através dos pranayamas os praticantes aprendem a renovar-se, ao final das aulas todos estão mais dispostos. A prática de pranayamas é muito importante e pode ser realizada por qualquer pessoa, inclusive para pessoas enfermas que estão em tratamentos de saúde de doenças rigorosas, indica-se que façam os pranayamas para melhorar a sua vitalidade. Através de exercícios de pranayamas, o praticante alcança um novo equilíbrio, a respiração tem uma grande importância, aprende-se através da respiração consciente, a desfrutar do prana, fonte de vida. Explicado isso, já deu para perceber que uma aula de yoga pode acontecer também sem a prática dos ásanas, correto?

Outro ensinamento muito importante nas aulas de yoga diz respeito às atividades mentais, como por exemplo concentração, relaxamento, meditação. Essas práticas fazem parte do roteiro de aulas do yoga. Aprende-se a prática da meditação, tão importante para se alcançar a quietude da mente, ajudando o ser a conectar-se com o seu momento presente.

É importante que o ensino seja constitucional (respeitando a constituição de cada indivíduo). O professor deverá observar as necessidades da pessoa que está sendo orientada, quais são suas características físicas, mentais, emocionais e espirituais, deve orientar a prática de forma a ajudar a encontrar melhor equilíbrio para desenvolver sua jornada de vida.

Alguns imaginam que as aulas de yoga são indicadas para pessoas calmas ou muito lentas, este é um grande engano. Esta atividade promove um fortalecimento em todo o organismo, desde o corpo físico, alcançando o psíquico, mental e espiritual.

Muitos benefícios podem ser alcançados pela prática do yoga. Dentre eles podemos citar, a melhora da coordenação motora, concentração, flexibilidade e alongamento, mas um elemento muito importante a ser considerado é a transformação que esta filosofia milenar promove em cada alma.

Podendo ser praticada por pessoas em todas idades, como também por gestantes, crianças, muito favorável e importante para a fase da adolescência, quando os jovens vivem tantas mudanças cercadas por conflitos, a yoga será fundamental para o equilíbrio.

As aulas praticas seguem um ritmo onde o limite pessoal é o principal foco, orientando o aprendiz a respeitar e aceitar o próprio corpo, na direção do autoconhecimento e crescimento individual.

Pode ser adaptada às necessidades de quem a pratica. Melhora o funcionamento dos sistemas respiratório, circulatório, digestivo, nervoso e reprodutor. Promove fortalecimento do tônus muscular e da capacidade imunológica.

Muito mais que uma ginástica exótica, yoga é um caminho, onde o praticante aprende a escutar a si mesmo e principalmente a silenciar o excesso de pensamentos causadores da ansiedade, melancolia e tantos problemas emocionais.

As aulas de yoga ajudam a desenvolver uma atitude positiva em relação a vida e auxiliam a melhora de quadros de insônia, depressão e síndrome do pânico.

A diminuição do stress é mais uma das grandes contribuições, que esta filosofia de vida milenar pode oferecer, para quem deseja manter uma postura mais tranquila diante das agitações e desafios da vida contemporânea.

O bem estar, assim como a nossa saúde, dependem da nossa maneira de viver, aí incluímos as atividades que praticamos, os alimentos que ingerimos e a forma como conduzimos nossa mente. Bons pensamentos geram sentimentos recíprocos e essa prática influenciará na saúde do corpo, através da pratica da hatha yoga podemos cultivar corpo, mente e espírito com mais saúde e felicidade.

Beth Soares

Salvador, Bahia
Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close