Dança do ventre com taças e velas

Dança do Ventre com taças e velas, em aulas online, ao vivo, ensinando técnicas e coreografias

A dança do ventre com as taças envolve o ambiente com muita beleza, pois nelas são colocadas velas acesas. Para quem assiste é muito belo ver a habilidade da bailarina, dançando com o elemento fogo.

Dançar com as velas acesas em taças, pode ser uma linda apresentação, mas não sabemos como esta dança surgiu e ela não é uma dança folclórica árabe.

Na dança árabe temos a dança com o candelabro, Raks el Shamadan. Encontramos várias afirmações de que a dança com as taças se inspira nesta dança, mas ainda não temos como afirmar isso claramente, pois, como disse, não sabemos como e onde surge essa forma de dançar.

Se você pretende fazer uma apresentação que visa demonstrar a cultura árabe, precisamos entender que esta dança não a representa, existem afirmações de que a dança com estes elementos é uma introdução do Ocidente.

Sendo a intenção fazer uma apresentação com as técnicas da dança do ventre, mostrando as fusões de elementos, resultantes do processo de quando esta dança se espalha pelo mundo, esta apresentação pode encantar o seu público.

Resumindo, o que sabemos é que a dança do ventre com as taças com velas, parece ser uma introdução do Ocidente nesta dança, onde a inspiração talvez seja na dança com o candelabro.

Ao optar dançar com velas é importante saber, que nem todos lugares permitem apresentações com fogo, muito comum em teatros e casas fechadas não ser permitido, por quetões de segurança. As alunas de um grupo na nossa escola, tiveram a ideia de utilizar lâmpadas led nas taças, claro que diminui muito o efeito mágico do fogo, mas no palco ficou bonito, atendeu às normas de segurança do local e a apresentação pôde ser mantida, achei uma ótima solução e passamos a adotar em apresentações em espaços fechados.

Como associamos a dança com as taças e velas à dança do candelabro, costumamos indicar esta apresentação para festas de aniversário, casamento e batizados, mas ela é muito apresentada em festivais de escolas de dança e em eventos diversos.

Música:

Considerando que as taças podem representar uma fusão de elementos na dança do ventre, não existe uma obrigatoriedade em dançar determinado estilo, a liberdade na escolha da música fica ampla, desde que não se utilize de músicas folclóricas ou religiosas.

A maioria das bailarinas opta por músicas mais lentas, onde podem trabalhar os movimentos sinuosos e movimentos lentos com os braços, mas também pode-se dançar com uma música com variações de velocidade, desde que se tenha habilidade para acompanhar essa variação, e manter a qualidade técnica nos movimentos com os braços.

Uma música mais lenta poderá favorecer, mas habilidade técnica é importante, para se alcançar uma apresentação bonita, por isso é importante estar fazendo aulas de dança do ventre, para preparar uma boa coreografia, ou se preparar para boas apresentações com improvisações.

Figurino:

Sobre o figurino, vale o mesmo raciocínio que utilizamos para a escolha da música, como não temos uma referência de origem, podemos ter mais liberdade, usar saias com fendas ou mais justas, figurinos mais modernos e até calças, mas devemos considerar que esse figurinato deve dialogar com todos elementos envolvidos, como, por exemplo, que tipo de música está usando, a personalidade da bailarina, ou a expressão do grupo, deve existir uma harmonia nesta criação, todos elementos devem estar relacionados.

Taças:

Sobre que taças usar, depende do gosto pessoal, eu indico as taças mais simples, de água, as taças muito finas podem quebrar com mais facilidade, também evito taças muito longas, mas já assisti apresentações onde as bailarinas usavam taças longas, e estavam bem bonitas. Cabe entender que não existe uma regra rígida. Quando a dança acontecer em grupo, caso optem por padronizar figurinos, também fica interessante adotar o mesmo para as taças, mas também não é regra.

Algumas lojas de produtos para dança vendem taças, já preparadas, mas cabe a cada bailarina definir qual a sua preferência.

Costumo indicar essa taça, acho simples e ótima para firmar entre os dedos:

Quando colocar as velas não deixar a chama ultrapassar o limite da taça, isso é importante, para não apagar durante a apresentação e nem se queimar.

Vi estas taças com velas aromatizadas em uma loja de decoração e comprei pois achei lindas, mas o pavio não faz uma boa chama, quando em movimento, o excesso de cera apaga a chama, só serve para decorar, ou meditar na luz da vela, mas para dançar não deu certo:

Dançar com as velas pode ser muito terapêutico, falando nisso, você conhece a meditação com as velas? Sabe que ela pode ser favorável para quem dança? Mas não é boa para todas pessoas, como tudo na vida, deve-se observar a própria constituição antes de escolher a meditação mais adequada. Brevemente estarei escrevendo um artigo que possa esclarecer sobre esse tema.

Desejo uma feliz dança, com a magia do elemento fogo!

Para as alunas aqui temos material para estudo coreográfico:

https://bethsoares.com/area-do-aluno/

Beth Soares

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close